Comprar Passagens

Como funciona banheiro de ônibus?

Alguma vez você estava viajando de ônibus, precisou utilizar o banheiro e pensou “como será que funciona o banheiro de um ônibus”? Viemos te dizer que você não está sozinho! Nós também já tivemos essa dúvida e, com iss, resolvemos acabar com essa curiosidade, que podemos te garantir, não é só sua. Com certeza, muita gente já se pegou refletindo sobre esta questão. 

É realmente um pouco específico o modo como funcionam os sistemas de banheiro destes veículos, afinal, não são viáveis as redes de esgoto como as das nossas casas, claro. No entanto, o processo é bem mais simples do que você imagina!

Está curioso para saber como é a dinâmica de funcionamento dos banheiros dos ônibus?! Então, fique de olho que nós vamos te contar tudinho!

Para onde vai a descarga do ônibus? 

Essa é a primeira pergunta a ser respondida. Sem redes de esgoto e sem água, a descarga destes banheiros é um enigma para muita gente. É só utilizar o banheiro, acionar um botão e a mágica acontece! Mas… Como?

Começaremos te explicando que embaixo dos vasos sanitários existe uma espécie de tanque que, algumas vezes você o vê e algumas vezes, não. Isso acontece porque existem dois tipos de vasos utilizados: os “com abas” e os “sem abas”.  

Leia mais: Como organizar a mala para viajar de ônibus?

Em alguns veículos, esse tanque acoplado abaixo do vaso é como o dos banheiros químicos, sabe?! Você tem a visão de todo o tanque e, inclusive, do seu conteúdo. Esses são os do tipo “sem abas”. Já em outros,  o tanque está acoplado de maneira em que os passageiros não conseguem visualizar nada além do assento sanitário. É o chamado “com abas”, muito mais comum do que o primeiro, aliás.

Modelo de vaso sanitário “com abas”.
É possível controlar o odor dos banheiros dos ônibus? 

Não tem como evitar, quando a natureza chama precisamos atendê-la. É nessa hora que podemos ficar receosos, já que ninguém quer incomodar os demais com maus odores. Mas, pode ficar tranquilo! Nos sistemas com abas, além de não ter a visão dos dejetos no tanque (o que pode ser um pouco desagradável), ainda é liberado durante a descarga, um líquido azul chamado formaldeído, que ameniza e disfarça os odores do local. Ainda assim, não se esqueça de abrir a janela para circular o ar enquanto você estiver utilizando o banheiro, ok?! Isso também colabora muito para evitar o mau odor. 

Como é feita a limpeza dos tanques de armazenamento? 

Também é necessário, claro, realizar a limpeza desses tanques de armazenamento dos dejetos. Mas, como este processo é realizado? Ele não é muito complexo, inclusive. Porém, demanda certos cuidados por parte do operador para que o mesmo não corra o risco de contaminação.

Para esvaziar o tanque, uma mangueira conectada diretamente a uma rede de esgoto é inserida no tanque, fazendo com que os detritos possam ser despejados do tanque ao esgoto. Após a limpeza, uma quantidade de formaldeído também é colocada novamente e pronto! O banheiro está higienizado e perfeito para atender com mais comodidade os passageiros. 

Leia mais: O que levar para comer em viagens de ônibus?

E aí, matou a sua curiosidade sobre como funcionam os banheiros dos ônibus? É um processo bem mais simples do que se imagina, não é mesmo?! E agora que você já sabe mais esta curiosidade, que tal começar a planejar a sua próxima viagem? E pode deixar que que a gente vai te ajudar com isso também! Se quiser saber mais sobre destinos e passagens é só clicar aqui.

 

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x