São Paulo x Rio de Janeiro: é melhor ir de ônibus ou avião?

Viajar de São Paulo para o Rio de Janeiro é um trajeto muito comum e um dos mais realizados em todo o território nacional. Mas, na hora de escolher o modal para o transporte, vem a dúvida: será que compensa mais ir de ônibus ou avião? Alguns defendem que o avião é a maneira mais prática, rápida e confortável para chegar de um lugar a outro, mas será que é mesmo? 

Leia mais: Existem ônibus elétricos?

Hoje vamos fazer um comparativo entre os dois meios de transporte para que você possa, sozinho, decidir qual é a melhor opção para a sua necessidade. Então, se você quer viajar de São Paulo para o Rio de Janeiro ou vice-versa e ainda não se decidiu ainda sobre o meio de locomoção, esta postagem é especialmente para você! Confira: 

Viajar de avião de São Paulo para o Rio de Janeiro é mais caro do que de ônibus? 

Foi-se o tempo em que o avião era um meio de transporte utilizado quase que exclusivamente pelas classes mais ricas da sociedade. Hoje em dia, os preços melhoraram muito e o surgimento de mais companhias prestadoras do serviço contribuíram para que as viagens de avião se tornassem acessíveis para as camadas mais populares. Além disso, as companhias também costumam oferecer passagens para o trajeto com valores reduzidos, o que colabora com a economia para o trajeto. No entanto, é preciso levar em consideração que os aeroportos, comumente, estão localizados numa região mais afastada dos centros urbanos, então, é importante também reservar um valor para o seu translado até um hotel ou onde quer que seja a sua parada final. 

Nesse sentido, viajar de ônibus tem uma vantagem. Mesmo que você opte por um veículo que possua preços mais caros por assento, como os ônibus de leito e leito-cama, dificilmente, ele custará mais que uma poltrona da classe econômica aérea, por exemplo. Além disso, as rodoviárias, especialmente de São Paulo e Rio de Janeiro, estão próximas de outros meios de transportes públicos, como VLT e metrô, que possuem valor reduzido, se comparado aos táxis, e também estão inseridas nos centros urbanos, facilitando a sua mobilidade no desembarque. 

Leia mais: 5 Destinos para quem quer viajar sozinho

O tempo de viagem é maior para as viagens de ônibus? 

Se considerarmos somente o tempo dentro do ônibus ou avião de uma cidade à outra, é indiscutível: o trajeto realizado pelo avião leva muito menos tempo do que o trajeto realizado pelo ônibus, enquanto o primeiro dura cerca de 40 minutos, o segundo utiliza cerca de 6 horas. No entanto, alguns pontos devem ser analisados para realizar esta comparação. São eles: tempo de embarque, desembarque e translado.  

O embarque nas aeronaves é muito mais burocrático do que nos ônibus e, por esse motivo, é sugerido que os passageiros cheguem com, pelo menos, 2 horas de antecedência para evitar imprevistos. Outro fator a ser considerado (e aí retornamos à característica dos aeroportos serem mais afastados dos centros urbanos) é o transporte utilizado do seu ponto de partida ao aeroporto e do aeroporto ao seu ponto final, o chamado “translado”. Todo esse processo, em condições ideais, acabará tomando cerca de duas horas do seu tempo. Então, uma viagem que, inicialmente, duraria apenas 40 minutos, acaba durando, aproximadamente, 4 horas e 40 minutos. Bem próximo do tempo realizado pelo transporte rodoviário, não é mesmo?! 

Leia mais: Como fretar um ônibus particular?

E qual é mais confortável: ônibus ou avião? 

Enganam-se muito os que pensam que os ônibus perdem em conforto para os aviões. Nada disso! Atualmente, os ônibus disponibilizam mais opções de poltronas para os seus passageiros. Ônibus executivo, de leito, semi-leito e leito-cama são veículos que proporcionam, inclusive, mais conforto e comodidade do que as classes econômicas de praticamente todas as companhias aéreas. Então, não se deixe enganar pela lenda que diz “viajar de ônibus é desconfortável”, as pessoas que defendem essa ideia, certamente, não viajam de ônibus há muito tempo. 

Então, qual é a melhor opção para realizar o trajeto São Paulo x Rio de Janeiro: ônibus ou avião? 

Bom, quem pode decidir a melhor opção para o seu trajeto é só você mesmo. Nosso intuito com esta matéria foi esclarecer dúvidas frequentes sobre ambos os meios de transporte para que vocês, leitores, consigam analisar sozinhos qual modal oferece o melhor custo-benefício para as suas necessidades e esperamos ter conseguido auxiliá-los de uma forma positiva. 

Agora, se você já se decidiu sobre o melhor meio de transporte e estiver à procura de passagens de ônibus São Paulo x Rio de Janeiro, não se esqueça: a Bus facilita muito para você! Encontre suas passagens com a gente, clicando aqui

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x