Comprar Passagens

Posso levar animais em viagens de ônibus?

Se falarmos sobre quem são os melhores amigos dos humanos, há grandes chances de que a primeira coisa que venha na sua cabeça não seja uma pessoa. Sim, hoje vamos conversar um pouco sobre os nossos animais de estimação! Inclusive, já faz um certo tempo que os pets estão deixando de ser apenas um animal dentro de nossas casas e se tornando integrantes da família. Os conhecidos como “pais de pet” não medem esforços para agradar e estar junto dos seus parceiros fiéis… Mas e na hora de viajar? 

Leia mais: Estudante tem direito a desconto nas passagens de ônibus interestaduais? 

Principalmente se você mora sozinho com um pet, viajar pode trazer dores de cabeça. Nem todo mundo tem a possibilidade de hospedar seus bichinhos em hotéis ou alguém com disponibilidade para cuidar das necessidades básicas deles. Além disso, alguns animais são tão apegados aos seus donos, que passar um tempo longe pode afetar o seu psicológico. Uma alternativa para solucionar este problema seria levar seu pet com você. Mas, será que há essa possibilidade? E a notícia boa é que sim, você pode viajar com seu companheiro! Mas, precisa tomar certos cuidados, é claro.    

Hoje, nós da Bus, vamos te contar tudo o que você precisa saber na hora de embarcar numa viagem de ônibus com o seu melhor amigo. Quer saber mais? É só continuar a leitura! 

Meu animal de estimação pode viajar comigo no ônibus? 

Sim. São permitidas viagens com animais no ônibus desde que ele tenha, no máximo, 8 quilos e não comprometa a segurança e comodidade dos outros passageiros. Algumas empresas também exigem que o animal esteja numa caixa de transporte, o que nós também recomendamos pois será muito mais seguro.  

Qual é a documentação necessária para o embarque? 

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), você precisará apresentar os seguintes documentos do seu amigo de quatro patas para o embarque: 

  • carteirinha de vacinação atualizada; 
  • atestado sanitário para cães e gatos – este documento é fornecido por veterinários credenciados no Conselho Regional de Medicina Veterinária e deve ter sido expedido há, no máximo, 10 dias da data da viagem. 
Qual é o valor para transportar meu pet? 

Algumas viações não cobram nada pelo transporte do seu bichinho. Isso porque ele deverá ser levado no colo do responsável, a fim de não incomodar os demais viajantes. Também pode ser exigido que o animal seja levado no assento ao lado do responsável. Para isso, será necessário comprar uma passagem para ele. Como cada empresa de ônibus tem as suas próprias regras, é importante que você verifique diretamente com ela todos esses detalhes antes de viajar para evitar possíveis transtornos. 

Agora, se o animal for um cão-guia, o passageiro possui o direito de levá-lo consigo gratuitamente. 

Quais os cuidados devo tomar para viajar com meu animal?

Primeiramente, você deve pensar em todo o trajeto que será feito e quanto tempo irá demorar para. Com isso, saberá o que é necessário durante a viagem para garantir o conforto do seu amiguinho. 

Gatos costumam ser mais adaptados às caixas de transporte. Por isso, com eles, a viagem tende a ser mais tranquila. Já os cachorros podem apresentar alguma resistência para ficar na caixa transportadora. Então, certifique-se de que o espaço interno dela seja o ideal e também que tenha boa ventilação. 

Além disso, leve cobertores para o frio e também não se esqueça do tapete higiênico para que seu pet possa fazer as necessidades. Outra dica legal para tranquilizar a viagem do seu amigo é, entre uma parada ou outra, descer do ônibus e deixar seu pet andar um pouco (com coleira, é claro). A alimentação também exige atenção, pois a fome pode deixar os animais mais estressados. 

Também é importante promover segurança para seu bichinho não correr riscos. Para isso, prenda a caixinha de transportes com cinto de segurança, caso ele vá no assento ao seu lado, e esteja sempre atento aos sinais comportamentais dele. Você melhor do que ninguém saberá distinguir como seu melhor amigo está se sentindo!  

Leia mais: 5 passatempos para longas viagens de ônibus

Agora você já sabe que pode levar seu bichinho de estimação junto com você nas viagens! Que tal começar a planejar seu próximo destino juntinho do seu melhor amigo? Confira nossas opções de passagens e já comece a se planejar! Clique aqui para saber mais. 

 

 

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x