Onde surgiram as Festas Juninas?

Durante todo o ano, muitos brasileiros aguardam a chegada do mês de junho para aproveitarem as comemorações das tradicionais Festas Juninas que acontecem por todo o país. Muita música, fogueira, dança e comidas típicas fazem o friozinho do meio do ano passar bem longe. Mas, como e onde tiveram início as primeiras comemorações juninas? É sobre isso que conversaremos hoje! Então, se você quer saber um pouco mais sobre a história e cultura do nosso país, fique de olho nesta postagem. 

Uma cultura pagã

Se nos dias de hoje é comum associarmos as festas juninas ao São João e Santo Antônio, saiba que nem sempre foi assim. Historiadores apontam que muitas comemorações semelhantes às que conhecemos atualmente já aconteciam na Península Ibérica desde muito tempo atrás para celebrar o solstício de verão que, no hemisfério Norte, ocorre durante o mês de junho, como uma forma de afastar as pragas da colheita. Com a expansão do Cristianismo pela Europa, as celebrações também acabaram sendo inseridas no calendário católico. 

Quando a Festa Junina chegou ao Brasil? 

As primeiras celebrações de Festa Junina no Brasil remontam ao século XVI. Elas foram trazidas pelos portugueses durante o período de colonização do país. Um fato interessante é que, inicialmente, os festejos eram conhecidos como “Joaninos”, fazendo alusão ao São João, devido à crença cristã. Somente depois de algum tempo é que eles passaram a ser conhecidos como “Juninos”, em referência ao mês em que ocorre até hoje. 

Diferentemente do que aconteceu na Europa, aqui em nosso país, a Festa Junina já chegou com um cunho religioso, já que os portugueses eram cristãos. No entanto, atualmente, a celebração deixou de ser somente religiosa e passou a ser uma comemoração popular, na qual, devotos e não devotos de alguma religião participam dos festejos sem o menor problema. Inclusive, é bem difícil encontrar alguém que não seja um adorador das tradicionais quermesses juninas, não é mesmo?! 

Caracterização e comidas típicas 

Roupas e decorações com tecidos que remetem às zonas rurais são a marca registrada das festas juninas e, além disso, as tradicionais bandeirinhas logo vêm à mente de todos quando pensamos no assunto. Isso sem falar das comidas deliciosas, geralmente, à base de milho e amendoim, como pamonha, paçoca, pé de moleque, bolos e muitas outras delícias que só de lembrar já nos dá água na boca. As bebidas também não são esquecidas durante as comemorações: vinho quente e quentão esquentam o pessoal do friozinho de junho e deixam a festa ainda mais característica. É… é fácil entender o porquê as Festas Juninas são um símbolo cultural brasileiro tão emblemático. Mas, não está faltando alguma coisa?! 

É hora de dançar quadrilha! 

O ritmo inconfundível embala as tradicionais danças de quadrilha durante as comemorações juninas. Os noivos já estão prontos para partir rumo à festança de casamento na roça?! Durante o caminho encontram a cobra, pegam chuva… Será que o casamento sai?! Só indo numa Festa Junina mesmo para saber! 

Festa Junina é lugar de diversão! 

Além de tudo isso, nas quermesses ainda podemos encontrar uma infinidade de jogos e brincadeiras que são diversão garantida: pular fogueira, pescaria, cadeia, correio elegante para os apaixonados, corrida do saco e muito mais para você aproveitar do jeito que deve ser! 

Onde ocorrem as principais Festas Juninas no Brasil? 

Em nosso país, as mais tradicionais comemorações ocorrem pela região nordestina. A maior delas acontece na cidade de Campina Grande e chega a receber até 2,5 milhões de pessoas todos os anos! No entanto, é possível encontrar comemorações pelos quatro cantos do país. Encontre uma próxima de você e aproveite! 

E aí, ficou animado para festejar? Esperamos que sim! E se você já sabe onde quer pular fogueira mas ainda não garantiu as suas passagens para a viagem, corra para aproveitar! Nós da Bus.com.br te ajudamos a encontrar os tickets ideais para que você possa curtir sua festa junina em grande estilo. 

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x