Comprar Passagens

O que é a Oktoberfest?

Quer saber mais sobre a história da Oktoberfest, a festa cervejeira mais popular do mundo? Vem com a gente, que te contamos tudo!

O que é a Oktoberfest? 

Durante o mês de outubro ocorre a que, para os amantes da cerveja, é a melhor das festividades do ano: a Oktoberfest.

A tradição, que teve início na Alemanha, segue mais forte do que nunca há dois séculos. Atualmente, ela tem como principal característica, a celebração da cerveja. Mas, saiba que nem mais foi assim. Hoje, contaremos para você como ela surgiu e quais são os eventos mais tradicionais no Brasil e no mundo. Quer saber mais? Confira:

E o que significa a palavra “Oktoberfest”?

Sabemos que, traduzido para o português, “oktober ” significa “outubro” e “ fest”, “festa”. Logo, compreendemos que Oktoberfest significa “Festa de Outubro”. Mas… Do realmente que se trata essa festa?

Hoje em dia, é conhecida como o maior festival cervejeiro do mundo e ocorre no mês de outubro. Um evento que é popular em todo o planeta, mas, foi lá na Alemanha, onde tudo começou. Apesar de ter como seu maior símbolo representativo, a cerveja, a festa é, na verdade, uma maneira de manter vivos os elementos da cultura germânica, na qual, muita música, trajes e gastronomia típica são relembrados através da comemoração. 

Um grande casamento em outubro de 1810

Tudo começou há cerca de 200 anos atrás, em 1810, numa celebração (nada singela, diga-se de passagem) do casamento entre o futuro Rei Luis I com a Princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Na festa todos os cidadãos da cidade de Munique, na Alemanha, foram reunidos para comemorar o matrimônio Real. Os festejos aconteceram nos gramados da entrada da cidade que, posteriormente, ficaram conhecidos como “Theresienwiese” (em português, seria algo como “Gramados de Tereza”). Muito chique, não?!

Na ocasião, corridas de cavalo pelos campos também fizeram parte do entretenimento do público e esta foi a principal razão do início da tradição. No ano seguinte, optaram por, novamente, realizá-las, num evento que reuniu toda a Baviera. Assim, nascia uma festa que passaria ser realizada todos os anos e acabaria mundialmente conhecida como “Oktoberfest”.

Um evento sobre agricultura e economia 

Se hoje a cerveja é a peça fundamental das comemorações, saiba que nem sempre foi assim. No ano seguinte ao Casamento Real, a partir da decisão de realizar novamente as corridas de cavalo, as festividades se voltaram para a celebração da agricultura e da economia local. Ou seja, uma espécie de feira agrícola, que perdurou até o ano de 1860 e por sempre ocorrer no mês de outubro, surgimento do nome não foi difícil. Deste modo, a Oktoberfest logo caiu no gosto dos alemães e, em 1819, deixou de ser promovida pela realeza e passou a a ser realizada pelos próprios cidadãos de Munique. 

Leia mais: Onde surgiram as Festas Juninas?

A cerveja era proibida

Parece mentira, né?! Mas, é a mais pura verdade. A cerveja, que é o principal símbolo do evento, inicialmente, era proibida. Aliás, até chegar nos moldes atuais, saindo de feira agrícola para ser o mais tradicional festival cervejeiro do mundo, o evento passou por árduos caminhos.

Entre os acontecimentos marcantes do contexto, estão as Guerras Napoleônicas, epidemias de cólera e a guerra da Áustria contra a Prússia, na qual, a Baviera lutou ao lado dos austríacos. Como se tudo isso não fosse suficiente, ela ainda resistiu às duas Guerras Mundiais e ao período nazista. Além disso, como nem tudo são espinhos também, o evento presenciou até mesmo a chegada da luz elétrica. Aliás, um fato curioso: Einstein esteve lá! Em 1986, ele era eletricista e ajudou a montar a iluminação de uma das barracas de cerveja do evento. Incrível! 

Mas, foi somente a partir de 1892, que a cerveja deu as caras na festa, nunca mais foi embora e, mais do que isso: tornou-se a marca registrada do evento! 

120 Mil litros de cerveja e um recorde!

No aniversário de 100 anos da Oktoberfest, aproximadamente, 120 mil litros de cerveja foram consumidos durante o evento. Embora, nas edições seguintes o consumo passasse a ser bem maior, para aquela época, em 1910, isso foi um verdadeiro marco histórico recordista, que fortaleceu a cerveja como um item essencial nas comemorações. 

O fim das corridas de cavalo

Somente em 1960, as tradicionais corridas de cavalo deixaram de fazer parte do evento. Fato que colaborou ainda mais para a configuração do festival, tal qual, conhecemos nos dias atuais. No entanto, no 200º aniversário da festa, em 2010, elas aconteceram novamente. Para relembrar as origens da tradição, a organização do evento promoveu novamente a corrida com os famosos trajes históricos. O ambiente foi tomado pela atmosfera dos séculos passados, fazendo com que a experiência de cada um fosse uma verdadeira viagem no tempo. Inesquecível! 

Leia mais: 5 Destinos para viajar com os amigos

Como a Oktoberfest atravessou os continentes?  

À medida que a cultura germânica se espalhava pelo mundo, através da imigração, seus costumes também viajavam junto. Sendo assim, a gastronomia, música, arquitetura e as comemorações típicas, então, começaram a se propagar pelo planeta. Desta forma, a Oktoberfest, como um dos principais ícones dessa cultura, não poderia ficar para trás e acabou caindo no gosto de muita gente por aí, inclusive no nosso, não é mesmo?!

Quais os maiores festivais da Oktoberfest no mundo? 

Não é novidade para ninguém que o brasileiro adora encontrar um motivo para tomar uma cervejinha sempre que dá, né?! Pensando nisso, não poderia ser diferente: a segunda maior Oktoberfest do mundo ocorre aqui, no Brasil. A cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, sedia o evento que, em sua última edição (2019), recebeu um público de mais de meio milhão de pessoas!

Além disso, mais uma infinidade de cidades também promovem grandes eventos pelo mundo. Confira quais são as cinco melhores colocadas no ranking de popularidade: 

1º – Munique (Baviera) – Alemanha
2º – Blumenau (Santa Catarina) – Brasil
3º – Cincinatti (Ohio) – Estados Unidos
4º – Denver (Colorado) – Estados Unidos 
5º – Camberra – Austrália
A Oktoberfest no Brasil 

A forte tradição blumenauense se dá pelo fato de que, a região foi a que mais recebeu imigrantes alemães. Portanto, a cultura germânica trazida pelos povos passados é muito forte por lá e também relembrada pelos seus descendentes. Aliás, a primeira comemoração brasileira da Oktoberfest surgiu a partir dos próprios moradores da cidade junto à prefeitura. 

Cidade de Blumenau, Santa Catarina.

Além da festa catarinense, outras cidades pelos estados brasileiros também promovem suas comemorações em grande estilo! Em todo o estado de São Paulo e também na capital, apesar de ser uma comemoração mais recente, existem ótimas opções para aproveitar a festa. A cidade de Olinda, em Pernambuco, que comemora a tradição desde 1960, é uma outra boa pedida para curtir a Oktoberfest sem sair do país! No estado do Rio Grande do Sul, em Santa Cruz do Sul e na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio, também são ótimas escolhas para os cervejeiros de plantão aproveitarem a temporada. Não perca tempo, escolha o destino ideal para você, seja lá em Blumenau ou na sua cidade vizinha, e curta ao vivo o melhor da festa da cerveja! 

Boa viagem e… Saúde!

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x