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Mala extraviada: o que fazer?

Não tem jeito, imprevistos acontecem. Infelizmente, situações inesperadas podem ocorrer com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Elas não têm data programada e muito menos se importam se estamos com a agenda lotada ou não. Durante as viagens, uma desagradável surpresa que já assombrou muita gente é o terrível extravio de bagagem. Mas, o que é isso? Bom, uma bagagem extraviada é aquela que, por algum motivo, não chegou ao seu destino final e acaba causando uma série de problemas ao seu proprietário.

Leia mais: Como enviar encomendas por ônibus? 

E como agir numa situação como essa? O passageiro tem direito a receber indenização? Como funcionam os protocolos das empresas? Bagagens danificadas também podem ter seu valor ressarcido? Hoje, responderemos a essas perguntas e também contaremos todas as informações necessárias para que você saiba exatamente o que fazer diante de uma situação similar. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura. 

Minha bagagem foi extraviada, quem é o responsável? 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa de transporte é a responsável pela indenização em caso de extravio ou danos nas bagagens dos passageiros. Ela também é responsável por auxiliar em despesas com itens essenciais (roupas, por exemplo), nos casos em que o passageiro esteja fora da sua cidade ou país.

Existe limite de valor para reembolso em casos de extravio ou danos nas bagagens? 

Algumas viações descrevem nas passagens o limite do valor a ser ressarcido. Porém, o valor das bagagens deve ser integralmente devolvido. Mas, fique atento! É importante que você tenha como comprovar os itens que estavam em suas malas, o que pode ser feito com notas fiscais de compra e fotos do interior da bagagem. Recomendamos que, para maior segurança, carregue os objetos de maior valor em sua mala de mão, já que ela poderá ficar sob a sua supervisão durante todo o tempo. 

Minha bagagem não extraviou, mas foi danificada durante a viagem. O que devo fazer? 

Há casos em que as malas do passageiro chegam ao destino final, contudo, não exatamente como foram despachadas. Em casos de violação ou dano de sua bagagem, você deve procurar o quanto antes pelo funcionário responsável pela acomodação das malas no bagageiro ou conversar com o próprio motorista do ônibus. 

Atenção! A reclamação deve ser feita imediatamente após a viagem. Para isso será necessário preencher um formulário e possuir os seguintes documentos: documento de identificação do passageiro, o ticket da passagem e a etiqueta de identificação da bagagem. 

Leia mais: Qual é o limite de bagagem para levar no ônibus?

Quanto tempo demora para que eu seja indenizado? 

Em casos de violação de bagagem ou extravio, o prazo máximo é de 30 dias, contados a partir da data da reclamação.

A empresa também se responsabiliza pelas malas de mão dos viajantes? 

O principal responsável pelas malas de mão durante as viagens são os próprios passageiros. Sendo assim, as empresas podem se isentar da culpa em caso de situações imprevistas. 

Estaremos sempre na torcida para que todo seu planejamento de viagem saia conforme o esperado. Mas, se por acaso ocorrer algum imprevisto, esperamos ter ajudado um pouquinho com todas estas informações. Como dissemos no começo, situações como essa acontecem e não podemos deixar de seguir nossos sonhos com medo de que algo não saia de acordo com o planejado.

Aliás, que tal aproveitar e dar uma espiadinha em qual será o seu próximo destino de viagem?! Clique aqui e confira nossas opções de preços para aquela viagem tão esperada! 

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