Existem ônibus elétricos?

Carros e motocicletas movidos a motores elétricos já são comuns no nosso cotidiano. Conhecidos por serem a última tecnologia dos meios de transporte, esses motores, além de otimizarem a autonomia dos veículos pequenos, também são grandes aliados da natureza porque diminuem a emissão de gases poluentes quando comparados aos motores tradicionais movidos à combustão. 

Leia mais: Como fretar um ônibus particular?

E se os carros e motocicletas elétricos já vêm caindo no gosto popular, com os transportes coletivos, pouco a pouco, o cenário começa a se modificar também. Em Shenzhen, na China, desde 2018, todos os ônibus e táxis em circulação são elétricos, o que contribuiu significativamente para a melhora na qualidade do ar da metrópole. Um verdadeiro exemplo a ser seguido pelos outros países. 

Mas, como um motor elétrico funciona? 

Diferentemente dos motores à combustão que necessitam realizar a queima de etanol, gasolina ou diesel para gerar o movimento, os motores elétricos são acionados por baterias recarregáveis que ficam acopladas no veículo. Este tipo de motor opera muito silenciosamente e sem emissão de agentes poluidores tanto do ar, como sonoros, no entanto, é uma tecnologia ainda um pouco cara, o que acaba dificultando a sua adesão. 

Leia mais: Como organizar a mala para viajar de ônibus?

Nesse sentido, uma alternativa muito eficiente para os ônibus são os modelos “Capabus”. Esses veículos possuem capacitores que podem ser rapidamente recarregados em qualquer parada de ônibus habilitada com os “guarda-chuvas elétricos”, o que o torna muito mais interessante para a mobilidade urbana, por exemplo. Além disso, os pontos de recarga podem ser adaptados para a captação de energia solar, que aumenta ainda mais o seu custo-benefício.

Existem ônibus elétricos em rotas intermunicipais e interestaduais? 

Sim, existem. Inclusive, eles já estão circulando aqui em nosso país. Em 2021, no Paraná, alguns testes começaram a ser realizados com veículos 100% elétricos para trajetos de maior distância. 

Quantos ônibus elétricos existem no Brasil? 

Atualmente, cerca de 200 veículos elétricos circulam no Brasil, em sua grande maioria, somente em zonas urbanas. O preço de um ônibus com essa tecnologia é de, aproximadamente, três vezes o valor de um movido a diesel, o que gera certa resistência das prefeituras na implantação do modal. 

Leia mais: Qual é a diferença entre ônibus de leito, semi-leito e executivo?

Ônibus elétrico colabora com o meio ambiente? 

Se os ônibus com motores a diesel já são uma ótima alternativa para que os cidadãos possam colaborar com o meio ambiente, os elétricos são mais ainda! Como já dissemos, a emissão de gases que colaboram com a poluição atmosférica é reduzida a zero e seus motores trabalham de maneira muito silenciosa, o que colabora com a diminuição também da poluição sonora, especialmente nas grandes cidades.

Além disso, a energia para recarregar essas máquinas pode ser oriunda de fontes renováveis com a utilização de painéis solares nos pontos de recarga, por exemplo. São muitas vantagens e é muito importante que continuem sendo feitos estudos que promovam ainda mais avanço nessa tecnologia. 

Bom, pelo visto já estamos no caminho certo, não é mesmo?! É importante sempre reavaliar os processos tradicionais visando sempre equilibrar o desenvolvimento tecnológico com o meio ambiente.

E você, gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Esperamos que sim! E mesmo que os motores elétricos ainda não estejam em ampla circulação no Brasil, viajar de ônibus segue sendo uma das suas melhores opções. Então, escolha seu próximo destino e encontre suas passagens com a gente! Clique aqui para saber mais. 

   

 

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x