Conteúdo

Existem ônibus elétricos?

Carros e motocicletas movidos a motores elétricos já são comuns no nosso cotidiano. Conhecidos por serem a última tecnologia dos meios de transporte, esses motores, além de otimizarem a autonomia dos veículos pequenos, também são grandes aliados da natureza porque diminuem a emissão de gases poluentes quando comparados aos motores tradicionais movidos à combustão. 

Leia mais: Como fretar um ônibus particular?

E se os carros e motocicletas elétricos já vêm caindo no gosto popular, com os transportes coletivos, pouco a pouco, o cenário começa a se modificar também. Em Shenzhen, na China, desde 2018, todos os ônibus e táxis em circulação são elétricos, o que contribuiu significativamente para a melhora na qualidade do ar da metrópole. Um verdadeiro exemplo a ser seguido pelos outros países. 

Mas, como um motor elétrico funciona? 

Diferentemente dos motores à combustão que necessitam realizar a queima de etanol, gasolina ou diesel para gerar o movimento, os motores elétricos são acionados por baterias recarregáveis que ficam acopladas no veículo. Este tipo de motor opera muito silenciosamente e sem emissão de agentes poluidores tanto do ar, como sonoros, no entanto, é uma tecnologia ainda um pouco cara, o que acaba dificultando a sua adesão. 

Leia mais: Como organizar a mala para viajar de ônibus?

Nesse sentido, uma alternativa muito eficiente para os ônibus são os modelos “Capabus”. Esses veículos possuem capacitores que podem ser rapidamente recarregados em qualquer parada de ônibus habilitada com os “guarda-chuvas elétricos”, o que o torna muito mais interessante para a mobilidade urbana, por exemplo. Além disso, os pontos de recarga podem ser adaptados para a captação de energia solar, que aumenta ainda mais o seu custo-benefício.

Existem ônibus elétricos em rotas intermunicipais e interestaduais? 

Sim, existem. Inclusive, eles já estão circulando aqui em nosso país. Em 2021, no Paraná, alguns testes começaram a ser realizados com veículos 100% elétricos para trajetos de maior distância. 

Quantos ônibus elétricos existem no Brasil? 

Atualmente, cerca de 200 veículos elétricos circulam no Brasil, em sua grande maioria, somente em zonas urbanas. O preço de um ônibus com essa tecnologia é de, aproximadamente, três vezes o valor de um movido a diesel, o que gera certa resistência das prefeituras na implantação do modal. 

Leia mais: Qual é a diferença entre ônibus de leito, semi-leito e executivo?

Ônibus elétrico colabora com o meio ambiente? 

Se os ônibus com motores a diesel já são uma ótima alternativa para que os cidadãos possam colaborar com o meio ambiente, os elétricos são mais ainda! Como já dissemos, a emissão de gases que colaboram com a poluição atmosférica é reduzida a zero e seus motores trabalham de maneira muito silenciosa, o que colabora com a diminuição também da poluição sonora, especialmente nas grandes cidades.

Além disso, a energia para recarregar essas máquinas pode ser oriunda de fontes renováveis com a utilização de painéis solares nos pontos de recarga, por exemplo. São muitas vantagens e é muito importante que continuem sendo feitos estudos que promovam ainda mais avanço nessa tecnologia. 

Bom, pelo visto já estamos no caminho certo, não é mesmo?! É importante sempre reavaliar os processos tradicionais visando sempre equilibrar o desenvolvimento tecnológico com o meio ambiente.

E você, gostou de saber um pouco mais sobre esse assunto? Esperamos que sim! E mesmo que os motores elétricos ainda não estejam em ampla circulação no Brasil, viajar de ônibus segue sendo uma das suas melhores opções. Então, escolha seu próximo destino e encontre suas passagens com a gente! Clique aqui para saber mais. 

   

 

Como ir à Parada do Orgulho LGBT 2022?

O mês de Junho foi escolhido como o “Mês do Orgulho” e isso significa que durante todo o mês são feitas comemorações em apoio à liberdade da comunidade LGBTQ. Muitas cidades do Brasil e também do mundo promovem passeatas e festas em homenagem à luta pela existência dessas minorias e, principalmente, à busca por mais respeito com a causa e as pessoas. 

Mas, por que junho? 

Bom, tudo começou nos bares gays da cidade de Nova Iorque, que eram constantemente alvos de batidas policiais. Essas batidas ocorriam de maneira nada pacífica: funcionários e clientes eram violentamente agredidos e presos. Porém, no dia 28 de junho de 1969, algo diferente aconteceu num desses bares, o chamado Stonewall Inn. 

Nas primeiras horas do dia, a polícia invadiu o local, contudo, foi surpreendida com a resistência dos locais. Isso, é claro, gerou uma série de conflitos entre a polícia e a comunidade gay que perdurou dias. O fato ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, o estopim para os movimentos de igualdade de direitos civis de toda a comunidade LGBTQIAP+. 

Uma luta constante

Muito já se foi conquistado com relação a isso, é verdade. Contudo, apesar do avanço, muito ainda precisa ser feito e essa é uma luta que precisa ser constantemente relembrada para que não haja retrocesso. Só para se ter uma ideia, o Brasil, apesar de ser um país em que você pode expressar a sua orientação sexual livremente, ainda é o país que mais registra casos de violência e intolerância contra as pessoas da sigla no mundo. 

Para fortalecer essa causa e, principalmente, dar visibilidade a essas vidas que existem por trás da sexualidade, muitas cidades por todo o Brasil e também no mundo, promovem durante o mês de junho, o evento conhecido como “Parada do Orgulho LGBT”. Uma manifestação festiva que atrai milhões de pessoas que levantam a bandeira do amor por onde passam. Afinal, amor é amor, não importa sua orientação sexual. 

Leia mais: Dicas para quem vai viajar sozinho

Em quais cidades ocorrem a Parada do Orgulho LGBT no Brasil? 

Por todos os estados brasileiros é possível participar de manifestações do Orgulho LGBT. A cidade de São Paulo promove a mais antiga e também a maior parada do mundo, segundo o Guinness World Records. Um evento que percorre toda a Avenida Paulista e atrai milhões de pessoas todos os anos.  Em seguida, a capital gaúcha, Porto Alegre, também sedia um dos maiores encontros da Parada, no Parque da Redenção. Confira em quais outras cidades você pode participar do movimento: 

  • Região sudeste: 

Cabo Frio – RJ

Campinas – SP

Sorocaba – SP

São João da Boa Vista – SP

Vitória – ES

Belo Horizonte – MG

Uberaba – MG 

Leia mais: O que levar para comer em viagens de ônibus?

  • Região Sul: 

Curitiba – PR

Florianópolis – SC

Pelotas – RS

  • Região Centro-Oeste: 

Campo Grande – MS

Cuiabá – MT

Goiânia – GO 

Brasília – DF 

  • Região Nordeste: 

Salvador – BA

Aracaju – SE

Maceió – AL

Recife – PE

João Pessoa – PA

Natal – RN

Fortaleza – CE

Teresina – PI

São Luís – MA

  • Região Norte: 

Belém – PA

Macapá – AP

Boa Vista – RO

Manaus – AM

E, então, já sabe em qual cidade vai participar da Parada do Orgulho 2022? Escolha seu destino e, claro, a gente te ajuda a encontrar as passagens ideais! Clique aqui e garanta sua viagem para celebrar o amor e a diversidade! 

5 Destinos para quem quer viajar sozinho

Há quem diga que viajar sozinho não tem graça alguma e pode até ser que seja, em partes, verdade. Viajar é bom por si só, mas estar acompanhado das pessoas certas, com certeza, faz toda diferença. No entanto, há também uma parcela de viajantes que não abrem mão de experimentar uma nova aventura num lugar desconhecido sozinho. Essas pessoas também têm razão, afinal, a nossa melhor companhia, primeiramente, tem que ser nós mesmos. 

Leia mais: Destinos para viajar no Dia dos Namorados

Estar num lugar diferente, numa cultura diferente, vivendo tudo o que de melhor se pode aproveitar de um destino sozinho, pode ser a melhor coisa que você faz por si mesmo. O autoconhecimento e todo o aprendizado adquirido serão, sem dúvidas, extremamente significativos para o resto da sua vida. 

No entanto, várias dúvidas rodeiam a cabeça dos turistas na hora de escolher o destino ideal para aproveitar desacompanhado. Pensando nisso, resolvemos contar para os nossos leitores 5 cidades para viajar sozinho, que garantem uma vivência inesquecível! Quer saber mais? Continue lendo. 

1. Ouro Preto, Minas Gerais 

A cidade do interior mineiro é uma das principais rotas para quem quer conhecer as belezas de Minas Gerais. O ambiente calmo interiorano rodeado por lindas paisagens, além de ser um lugar recheado de história e cultura, proporciona vivências únicas a quem o conhece. A arquitetura barroca é um show à parte! Faça um tour pelas igrejas e pelos casarões históricos e você não irá se arrepender! Outro ponto positivo para turistar por Ouro Preto é a natureza local. Prepare-se para um encontro com lindas cachoeiras e área verdes deslumbrantes! 

2. Paraty, Rio de Janeiro

Paraty é uma linda cidade histórica localizada no litoral Sul do estado do Rio de Janeiro. A arquitetura colonial dos casarões antigos dos séculos 17 e 18 fazem com que o ambiente local seja muito aconchegante e também interessante. Paraty ainda conta com eventos e festivais sazonais que, além de receber muitas pessoas, são pra lá de uma ótima opção de entretenimento para os visitantes! 

Leia mais: Cuidados para viajar de ônibus com bebês e crianças

3. Florianópolis, Santa Catarina 

Ainda entre os destinos litorâneos, temos a queridinha de muitos turistas em Santa Catarina, Floripa. Quem já foi, não se arrepende e ainda quer voltar. Florianópolis é uma cidade que proporciona o melhor dos dois mundos: se você procura por calmaria para desacelerar e relaxar, por lá você encontrará; agora, se procura por agito e diversão, pode incluir a Ilha da Magia nos seus planos também! Saia para caminhar pela cidade e, com certeza, você encontrará uma infinidade de atrativos para curtir a estadia! 

4. Foz do Iguaçu, Paraná 

Foz do Iguaçu, no Paraná é um dos destinos mais visitados do Brasil, principalmente, por grupos de amigos e famílias, no entanto, conhecer as famosas cataratas será uma experiência incrível também sozinho. Prepare-se para uma das suas melhores experiências em contato com a natureza! Um passeio para revigorar as energias em meio à fauna e flora deslumbrantes não só das cataratas, mas também, dos parques regionais. A prática de esportes radicais também entra no pacote para ser sua aliada com muita aventura e adrenalina. Simplesmente incrível!  

Leia mais: Como fazer o planejamento de férias?

5. Manaus, Amazonas 

Para fechar a nossa lista de cidades para conhecer sozinho, a dica não poderia ser outra: visite Manaus. A capital do Amazonas e recebe seus visitantes com muitas possibilidades de fazer com que seja uma viagem inesquecível! A partir de lá, o turista tem a oportunidade de conhecer uma das maiores riquezas naturais do planeta: a Floresta Amazônica. Trilhas, tribos indígenas, cultura e um cenário que dispensa comentários… Conhecer a região amazônica será também uma oportunidade única de conhecer a si mesmo! 

Leia mais: Como fretar um ônibus particular?

E, então, o que achou da nossa lista de destinos para quem quer aproveitar uns dias na sua própria companhia? Já pode começar a se organizar, tudo depende de você! Aliás, também já preparamos uma série de dicas para quem vai viajar sozinho e não quer passar por perrengues. Quer saber mais? Clique aqui

Boa viagem!

Dicas para quem vai viajar sozinho

Se pudéssemos te dar um único conselho, seria: viaje sozinho ao menos uma vez na sua vida. Mais do que conhecer um lugar diferente, estar somente com a sua própria companhia, proporcionará também uma jornada de autoconhecimento e evolução pessoal, que em outras ocasiões, talvez, não fossem possíveis. Mas, é claro, estar sozinho implica uma série de cuidados, especialmente, se você for novato no assunto. Pensando nisso, separamos neste post, algumas dicas valiosas que você precisa saber antes de cair na estrada desacompanhado. 

Leia mais: Viagem pós-pandemia: quais cuidados devo tomar?

Está pensando em organizar um passeio sozinho e não sabe por onde começar? Então, fique de olho que a gente te conta tudo o que você precisa estar saber para aproveitar melhor sua viagem. Confira: 

1. Informe seus familiares sobre sua viagem 

O primeiro passo e mais importante para que sua viagem seja segura é deixar que saibam onde você está. E mais do que isso, mantenha-os informados durante todo o seu passeio. É interessante que seus conhecidos, familiares ou também amigos, saibam onde você está para que, durante algum imprevisto, você esteja de alguma forma amparado. Vivenciar a autonomia e a liberdade de viajar sozinho implica riscos e é de suma importância tomar esse cuidado. 

2. Onde se hospedar? 

A escolha do local que você passará as suas noites é muito importante durante o planejamento desta viagem. É essencial que você esteja seguro e amparado. No entanto, isso não significa que você, necessariamente, precise de uma hospedagem tradicional, como hotel ou pousada. Um hostel, por exemplo, é uma excelente opção já que a interação entre os hóspedes é muito mais interessante para quem viaja sozinho. Considere esta opção e tenha muitas surpresas! Agora, se você for do tipo mais reservado, talvez, o melhor mesmo é optar por um espaço mais privativo. 

Leia mais: 5 Acessórios que deixam a viagem de ônibus mais confortável

3. Tenha uma reserva de dinheiro para emergências 

Ser prevenido é sempre muito melhor do que ser remediado. Lembre-se que você estará sozinho e gastos não programados podem acontecer, então, esteja preparado, seja para uma festa não programada ou algum gasto emergencial em farmácia, por exemplo. Outra dica importante é sempre carregar com você alguma quantia em espécie, pois, por mais que estejamos habituados com as novas tecnologias para realizar pagamentos, nunca se sabe o que pode acontecer. 

4. E quanto às bagagens? 

É bom estar sempre atento às suas malas e mais do que isso, leve apenas o que for realmente necessário. Evite carregar consigo itens de muito valor. Em hostels, por exemplo, as acomodações são compartilhadas e por mais que sempre esperamos o melhor de todas as outras pessoas, não as conhecemos de fato, não é verdade?! Então, todo o cuidado é pouco para não terminar em prejuízo. É importante também sempre ter, além dos seus documentos pessoais, cópias deles na bagagem. Estar preparado é a melhor opção!

Leia mais: Como organizar a mala para viajar de ônibus?

5. Faça amizades! 

Deixe a vergonha de lado e interaja com outros viajantes e também com os locais. Ah! Inclusive, é conversando com os moradores do seu destino turístico que você descobrirá os melhores pontos para serem explorados. A boa comunicação será meio caminho andado para que a sua viagem seja um sucesso! Seja simpático e esteja aberto para conhecer novas pessoas. Será uma experiência única e incrível! 

Já está ansioso para começar a planejar sua próxima viagem sozinho? E não se esqueça: você escolhe o destino e a gente te ajuda com as passagens! Clique aqui e comece, agora mesmo, a tirar seus planos do papel! 

Boa viagem! 

Como fretar um ônibus particular?

Talvez, nem todos conheçam a modalidade de fretamento particular de transporte coletivo. Muitos até sabem que ela existe, porém, não sabem exatamente como funciona, quais os cuidados devem ser tomados antes de contratar uma empresa ou, ainda, quais as vantagens de realizar um fretamento particular de transporte. Mas, fique tranquilo! Estamos aqui para ajudar você!  

Hoje, nós da Bus, vamos te contar para todas as informações necessárias para que você também possa utilizar mais essa facilidade a seu favor durante o seu planejamento e siga viagem tranquilamente. Está com planos de passear em grupo e não sabe qual é a melhor alternativa para o deslocamento? Então, fique de olho que a gente te conta tudinho!

Ah! E claro: também vamos te mostrar quais são os nossos parceiros para este tipo de prestação de serviço. Empresas, com as quais, você poderá realizar seu orçamento sem medo! 

O que é fretamento de transporte coletivo para viagem? 

O fretamento particular de meios de transporte coletivos consiste na possibilidade de alugar um ônibus, van ou micro-ônibus para uma viagem, que pode ser particular ou até mesmo empresarial. 

E como funciona? 

O processo todo é bem simples, porém, são necessários alguns cuidados, os quais, iremos abordar mais adiante. Primeiramente, é importante mencionar que são duas, as principais opções de fretamento: 

  • Fretamento ocasional: perfeito para excursões ou viagens em grupo (como excursões, por exemplo) que ocorrem esporadicamente. 
  • Fretamento contínuo: ideal para empresas que oferecem o meio de transporte de seus funcionários e que ocorre diariamente. 

Para locar um veículo, o usuário necessita contatar a empresa que fornece o serviço, informar a quantidade de passageiros e decidir juntamente com ela qual será o meio de transporte mais adequado para acomodar confortavelmente todos os passageiros durante o trajeto. 

Quais cuidados devo tomar antes contratar uma empresa de fretamento? 

Para evitar inconvenientes é essencial que alguns cuidados sejam tomados, tanto na verificação da qualidade do serviço prestado pela empresa escolhida, quanto nas condições da frota disponível para aluguel. Além de evitar contratempos, prestar atenção nestes detalhes é também um ato de cuidado à segurança de todos que participarão da viagem.

Com relação à empresa, é necessário averiguar os seguintes pontos: 

  • Cadastro na Secretaria de Turismo do estado ao qual pertence; 
  • Verificar se a empresa atua de acordo com os padrões de legalidade com órgãos competentes em sua prestação de serviços, incluindo a existência do alvará; 
  • Conferir a licença de transporte;
  • Verificar se a empresa está devidamente cadastrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.

Com relação ao veículo que será alugado, é importante se atentar: 

  • Às condições de aparência do veículo de modo geral. Observe a lataria, pintura, se há sinais de colisões, etc.; 
  • Observar as condições dos pneus; 
  • Localizar o acesso às saídas de emergência;
  • Verificar se o veículo possui extintores de incêndio;
  • Observar se as poltronas estão em boas condições para viajar e se todas elas possuem cinto de segurança. 

Tomando esses cuidados, a sua viagem, sem dúvidas, seguirá o mais tranquila possível e evitará transtornos futuros para você. Vale a pena não negligenciá-los! É importante ressaltar também que toda empresa de fretamento de transporte deve possuir um registro junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que valida as boas condições para viagem. Então, fique esperto! 

Quem pode realizar um fretamento particular?

Qualquer pessoa (maior de 18 anos) ou empresa pode realizar uma locação contanto que siga as orientações da prestadora de serviços a ser contratada. Cada qual possui suas regras para o fretamento, então, é importante alinhar com o responsável todos os detalhes com antecedência.  

Dito isso, você pode estar pensando: “e quais são as vantagens em utilizar este tipo de serviço?”. Nós contamos para você e já adiantamos: vale muito a pena!

Então, quais as vantagens de realizar um fretamento particular de veículos? 
1. Economia 

Optando por essa modalidade, os passageiros acabam economizando no valor gasto com o transporte, já que os custos individuais do fretamento são inferiores aos valores cobrados pelas viações rodoviárias, por exemplo. 

2. Segurança

Ao contratar um prestador de serviço confiável, os passageiros terão mais segurança durante o trajeto. As empresas certificadas, além de possuir veículos que são revisados periodicamente, também dispõem de motoristas profissionais e qualificados para o serviço. 

3. Privacidade

Você é quem escolhe quem estará na viagem com você. Seja numa excursão, viagem com grupo de amigos ou familiares, o veículo será para o uso exclusivo do contratante.

4. Comodidade

Ter um motorista profissional também retira dos passageiros a responsabilidade de assumir o controle da direção, possibilitando assim, que todos possam aproveitar a viagem para relaxar e descansar até a chegada ao destino. Ah! E lembrando que nesta modalidade, o tempo de trajeto acaba sendo reduzido já que não haverá paradas durante o percurso, a menos que seja da necessidade do cliente ou motorista.  

5. Sustentabilidade

Utilizando meios de transporte coletivo você também colabora com o meio ambiente pois a emissão de gases que aceleram o efeito estufa será muito menor, uma vez que um ônibus, por exemplo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), transporta a mesma quantidade de passageiros que 25 carros. E, além disso, 25 carros a menos nas ruas colaboram também para a diminuição da poluição sonora. Faz bem para todos!

Conclusão

Viu só?! Na hora de programar a sua próxima viagem, considere explorar mais essa opção para facilitar seu deslocamento! Como vimos, as vantagens de realizar seu trajeto utilizando o fretamento particular, além de otimizar seu planejamento, ainda promove mais segurança em todas as fases da viagem. Não perca tempo! Faça já um orçamento com uma de nossas empresas parceiras! 

Como ir para o João Rock?

Um dos maiores festivais musicais nacionais já tem data e hora para acontecer: 11 de junho de 2022. É hora de começar a arrumar as malas e se planejar para o evento que tem tudo para ser um dos melhores do ano! E nós sabemos: muitas dúvidas podem estar na sua cabeça neste momento mas, hoje, vamos te ajudar. Tudo o que você precisa saber sobre o João Rock num só lugar, fique de olho que a gente te conta tudinho! 

O que é o João Rock? 

O João Rock é um festival de música que ocorre desde 2002 e conta com apresentações das melhores bandas do cenário Pop Rock nacional como atrações em seus palcos. Além disso, toda a estrutura do evento é pensada para promover o máximo de diversão para o seu público: vários brinquedos e esportes radicais que proporcionam momentos inesquecíveis! 

Onde acontece o João Rock? 

O festival acontece no município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Uma cidade que oferece toda a estrutura necessária para que os visitantes se sintam em casa. Hotéis, pousadas, excelentes bares e restaurantes… Vai ser difícil não querer ficar por lá mais alguns dias. 

Quais bandas se apresentarão no João Rock? 

O festival conta com três palcos que recebem inúmeras atrações durante todo o evento. São eles: 

  • Palco João Rock 2022: 

Baiana System 

CPM 22 + participação especial

Djonga

Emicida, Criolo e Céu 

Humberto Gessinger

Natiruts

Pitty, Nando Reis e Titãs

  • Palco Brasil – Rio de Janeiro: 

Barão Vermelho

Braza

Erasmo Carlos

Gabriel O Pensador 

Marcelo Falcão

Planet Hemp

  • Palco Fortalecendo a Cena:

Coruja BC1

Cynthia Luz com Froid

Lagum

Matuê

Poesia Acústica, Rashid, Lellê e Drik Barbosa

Como comprar o ingresso para o João Rock? 

Infelizmente, os ingressos para a edição de 2022 do João Rock já estão esgotados. Você ainda pode comprar convites fora dos canais oficiais de venda, no entanto, tenha muito cuidado e atenção! A responsabilidade sobre a validade dos mesmos é inteiramente do comprador. Então, cuidado para não cair em golpes, ok?!

Como ir para o João Rock? 

A Bus te ajuda com isso! Encontre suas passagens de ônibus para Ribeirão Preto com a gente! Em nossa plataforma você, com certeza, encontrará um ponto de partida que te atende para chegar até o festival. São milhares de rotas e viações que farão o seu João Rock acontecer. Conte com a gente! Saiba mais, clicando aqui

Aproveite o festival!