Comprar Passagens

Como organizar a mala para viajar de ônibus?

Nas viagens de ônibus há um maior conforto em relação a quantidade de bagagens, é verdade. As viações costumam ser mais flexíveis quanto à quantidade de malas. Isso pode acabar tanto ajudando, quanto também prejudicando os viajantes. Itens em excesso ou faltando podem atrapalhar muito o sossego durante as férias. Por isso, na hora de viajar, principalmente para quem tem menos experiência no assunto, fazer as malas pode acabar se tornando um problemão.

Então, como organizar uma mala que seja mais compacta, afinal, não queremos ter que carregar muito peso de um lado para o outro e que também seja funcional, com objetos que sejam realmente úteis para o nosso passeio? Hoje, nós da Bus vamos te dar uma mãozinha com este assunto. Continue lendo para descobrir quais são as nossas dicas para montar uma boa mala para viajar de ônibus.

1. Qual mala levar? 

Antes de qualquer coisa, você precisa avaliar qual o tamanho ou tipo de mala atende às suas necessidades. Será uma viagem de apenas um final de semana ou um mês? Você terá deslocamento a pé para embarque e desembarque? Carregará itens muito pesados? Esses fatores devem ser levados em consideração para que você possa ter mais comodidade para transportar a sua mala. Se a viagem durar 1 ou 2 dias, por exemplo, é preferível que você utilize uma mala de mão ou mochila que você possa carregar consigo no porta-volumes interno do ônibus, pois isso facilitará muito a agilidade durante a entrada e saída do veículo no trajeto.

Também não se esqueça de conferir se as suas malas estão limpas. Algumas pessoas as deixam guardadas em depósitos ou locais que possam acumular poeira e isso pode causar imprevistos. Já pensou, sujar a sua roupa para aquela ocasião especial por uma bobeira?! É válido não deixar de conferir. 

Ah! E vale a pena checar o limite de peso das bagagens da empresa antes de fazer as malas, ok?! Apesar de serem, normalmente, mais flexíveis quanto a isso, é interessante que você não extrapole as regras propostas pela viação para que não tenha problemas. 

2. Roupas e sapatos: como otimizar o espaço que essas peças ocupam? 

A primeira dica é em relação aos sapatos: leve pares coringas e de cores neutras, que você possa utilizar em mais de uma ocasião. Verifique seus compromissos e, de acordo com eles, escolha os modelos mais adequados. Mas, lembre-se: sapatos ocupam muito espaço, então, quanto menos pares você puder levar, melhor! Não se esqueça de um par de chinelos para tomar banho e de um bastante confortável para você utilizar durante o deslocamento. 

Em seguida, sobre as roupas, o ideal é que você tenha 2 trocas de roupas (incluindo peças íntimas) por dia de viagem, além de pijamas. Novamente, pense sobre os seus compromissos. Procure levar os looks completos em saquinhos separados e não deixe de experimentar tudo antes! Além de facilitar muito na hora de se arrumar, também otimizará o espaço da sua mala. 

Se por acaso a sua viagem for de muitos dias, considere a possibilidade de lavar as suas roupas você mesmo, se houver disponibilidade, ou contratar o serviço de lavanderia, muito comum em hotéis. Assim, você economiza muito espaço com esses itens mesmo numa viagem longa. 

Ah! E Não se esqueça de levar algumas sacolinhas para guardar a roupa suja, caso você não as lave. Isso evitará com que suje as peças limpas. 

Dica extra: para o trajeto, escolha roupas e sapatos leves e confortáveis. Não se esqueça de levar um casaco, pois o ar condicionado dos ônibus pode te deixar com frio. 

3. Itens de higiene pessoal, não se esqueça!

Não se esqueça de colocar na sua mala uma bolsinha com itens básicos de higiene pessoal: escova de dentes, creme dental, sabonete, cotonetes, desodorante, pente de cabelo, absorventes, xampu e condicionador. É interessante levar produtos com embalagens “tamanho viagem”, que são menores, para ocupar menos espaço. Se o seu deslocamento for muito longo, considere levar esses itens na bagagem de mão, assim você pode ter acesso a eles com muito mais facilidade se precisar. 

4. Secador, chapinha, babyliss… Devo levar? 

Antes de colocar esses produtos na sua bagagem, procure saber se no seu destino eles já não estarão disponíveis. Alguns hotéis, por exemplo, possuem secador de cabelo nos banheiros. É um item a menos para pesar na sua mala! 

5. A mala de mão é realmente necessária?

É importante mencionar que a mala de mão será de muita importância para a sua organização e praticidade durante a viagem. Para que você não tenha que ficar abrindo sua mala maior para procurar coisas como documentos e carteira, por exemplo. Uma mochila pequena ou uma bolsa para carregar na mão é essencial. 

Nela, você colocará tudo o que precisa estar à sua disposição: carregadores de celular, fones de ouvido, documentos, lenços de papel, itens de higiene (se o seu deslocamento for muito longo) um casaco ou manta (que não ocupem tanto espaço) e, especialmente neste período pós-pandêmico, máscaras faciais e álcool em gel. 

6. Confira a previsão do tempo! 

Para que a sua mala seja realmente funcional, não deixe de verificar a previsão do tempo no seu destino durante a sua estadia. Assim, você consegue se prevenir de desconfortos por causa da temperatura local. 

7. Não deixe para última hora e tenha um checklist!

Deixar para fazer as malas pouco antes de embarcar é um erro muito comum e que pode ocasionar muitos esquecimentos. Planeje-se, pense sobre o seu destino e os produtos indispensáveis para você durante a viagem. Faça as malas com atenção e utilize um checklist dos itens necessários para ter certeza de que não está esquecendo de nada. 

E aí, gostou das dicas? Esperamos que sim! Inclusive, nós também já contamos para vocês sobre 5 acessórios que deixam a viagem de ônibus mais confortável. Quer saber quais são? Então, clique aqui

Boa viagem!

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x