Como ir à Parada do Orgulho LGBT 2022?

O mês de Junho foi escolhido como o “Mês do Orgulho” e isso significa que durante todo o mês são feitas comemorações em apoio à liberdade da comunidade LGBTQ. Muitas cidades do Brasil e também do mundo promovem passeatas e festas em homenagem à luta pela existência dessas minorias e, principalmente, à busca por mais respeito com a causa e as pessoas. 

Mas, por que junho? 

Bom, tudo começou nos bares gays da cidade de Nova Iorque, que eram constantemente alvos de batidas policiais. Essas batidas ocorriam de maneira nada pacífica: funcionários e clientes eram violentamente agredidos e presos. Porém, no dia 28 de junho de 1969, algo diferente aconteceu num desses bares, o chamado Stonewall Inn. 

Nas primeiras horas do dia, a polícia invadiu o local, contudo, foi surpreendida com a resistência dos locais. Isso, é claro, gerou uma série de conflitos entre a polícia e a comunidade gay que perdurou dias. O fato ficou conhecido como a Revolta de Stonewall, o estopim para os movimentos de igualdade de direitos civis de toda a comunidade LGBTQIAP+. 

Uma luta constante

Muito já se foi conquistado com relação a isso, é verdade. Contudo, apesar do avanço, muito ainda precisa ser feito e essa é uma luta que precisa ser constantemente relembrada para que não haja retrocesso. Só para se ter uma ideia, o Brasil, apesar de ser um país em que você pode expressar a sua orientação sexual livremente, ainda é o país que mais registra casos de violência e intolerância contra as pessoas da sigla no mundo. 

Para fortalecer essa causa e, principalmente, dar visibilidade a essas vidas que existem por trás da sexualidade, muitas cidades por todo o Brasil e também no mundo, promovem durante o mês de junho, o evento conhecido como “Parada do Orgulho LGBT”. Uma manifestação festiva que atrai milhões de pessoas que levantam a bandeira do amor por onde passam. Afinal, amor é amor, não importa sua orientação sexual. 

Leia mais: Dicas para quem vai viajar sozinho

Em quais cidades ocorrem a Parada do Orgulho LGBT no Brasil? 

Por todos os estados brasileiros é possível participar de manifestações do Orgulho LGBT. A cidade de São Paulo promove a mais antiga e também a maior parada do mundo, segundo o Guinness World Records. Um evento que percorre toda a Avenida Paulista e atrai milhões de pessoas todos os anos.  Em seguida, a capital gaúcha, Porto Alegre, também sedia um dos maiores encontros da Parada, no Parque da Redenção. Confira em quais outras cidades você pode participar do movimento: 

  • Região sudeste: 

Cabo Frio – RJ

Campinas – SP

Sorocaba – SP

São João da Boa Vista – SP

Vitória – ES

Belo Horizonte – MG

Uberaba – MG 

Leia mais: O que levar para comer em viagens de ônibus?

  • Região Sul: 

Curitiba – PR

Florianópolis – SC

Pelotas – RS

  • Região Centro-Oeste: 

Campo Grande – MS

Cuiabá – MT

Goiânia – GO 

Brasília – DF 

  • Região Nordeste: 

Salvador – BA

Aracaju – SE

Maceió – AL

Recife – PE

João Pessoa – PA

Natal – RN

Fortaleza – CE

Teresina – PI

São Luís – MA

  • Região Norte: 

Belém – PA

Macapá – AP

Boa Vista – RO

Manaus – AM

E, então, já sabe em qual cidade vai participar da Parada do Orgulho 2022? Escolha seu destino e, claro, a gente te ajuda a encontrar as passagens ideais! Clique aqui e garanta sua viagem para celebrar o amor e a diversidade! 

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x