Como fretar um ônibus particular?

Talvez, nem todos conheçam a modalidade de fretamento particular de transporte coletivo. Muitos até sabem que ela existe, porém, não sabem exatamente como funciona, quais os cuidados devem ser tomados antes de contratar uma empresa ou, ainda, quais as vantagens de realizar um fretamento particular de transporte. Mas, fique tranquilo! Estamos aqui para ajudar você!  

Hoje, nós da Bus, vamos te contar para todas as informações necessárias para que você também possa utilizar mais essa facilidade a seu favor durante o seu planejamento e siga viagem tranquilamente. Está com planos de passear em grupo e não sabe qual é a melhor alternativa para o deslocamento? Então, fique de olho que a gente te conta tudinho!

Ah! E claro: também vamos te mostrar quais são os nossos parceiros para este tipo de prestação de serviço. Empresas, com as quais, você poderá realizar seu orçamento sem medo! 

O que é fretamento de transporte coletivo para viagem? 

O fretamento particular de meios de transporte coletivos consiste na possibilidade de alugar um ônibus, van ou micro-ônibus para uma viagem, que pode ser particular ou até mesmo empresarial. 

E como funciona? 

O processo todo é bem simples, porém, são necessários alguns cuidados, os quais, iremos abordar mais adiante. Primeiramente, é importante mencionar que são duas, as principais opções de fretamento: 

  • Fretamento ocasional: perfeito para excursões ou viagens em grupo (como excursões, por exemplo) que ocorrem esporadicamente. 
  • Fretamento contínuo: ideal para empresas que oferecem o meio de transporte de seus funcionários e que ocorre diariamente. 

Para locar um veículo, o usuário necessita contatar a empresa que fornece o serviço, informar a quantidade de passageiros e decidir juntamente com ela qual será o meio de transporte mais adequado para acomodar confortavelmente todos os passageiros durante o trajeto. 

Quais cuidados devo tomar antes contratar uma empresa de fretamento? 

Para evitar inconvenientes é essencial que alguns cuidados sejam tomados, tanto na verificação da qualidade do serviço prestado pela empresa escolhida, quanto nas condições da frota disponível para aluguel. Além de evitar contratempos, prestar atenção nestes detalhes é também um ato de cuidado à segurança de todos que participarão da viagem.

Com relação à empresa, é necessário averiguar os seguintes pontos: 

  • Cadastro na Secretaria de Turismo do estado ao qual pertence; 
  • Verificar se a empresa atua de acordo com os padrões de legalidade com órgãos competentes em sua prestação de serviços, incluindo a existência do alvará; 
  • Conferir a licença de transporte;
  • Verificar se a empresa está devidamente cadastrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos.

Com relação ao veículo que será alugado, é importante se atentar: 

  • Às condições de aparência do veículo de modo geral. Observe a lataria, pintura, se há sinais de colisões, etc.; 
  • Observar as condições dos pneus; 
  • Localizar o acesso às saídas de emergência;
  • Verificar se o veículo possui extintores de incêndio;
  • Observar se as poltronas estão em boas condições para viajar e se todas elas possuem cinto de segurança. 

Tomando esses cuidados, a sua viagem, sem dúvidas, seguirá o mais tranquila possível e evitará transtornos futuros para você. Vale a pena não negligenciá-los! É importante ressaltar também que toda empresa de fretamento de transporte deve possuir um registro junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que valida as boas condições para viagem. Então, fique esperto! 

Quem pode realizar um fretamento particular?

Qualquer pessoa (maior de 18 anos) ou empresa pode realizar uma locação contanto que siga as orientações da prestadora de serviços a ser contratada. Cada qual possui suas regras para o fretamento, então, é importante alinhar com o responsável todos os detalhes com antecedência.  

Dito isso, você pode estar pensando: “e quais são as vantagens em utilizar este tipo de serviço?”. Nós contamos para você e já adiantamos: vale muito a pena!

Então, quais as vantagens de realizar um fretamento particular de veículos? 
1. Economia 

Optando por essa modalidade, os passageiros acabam economizando no valor gasto com o transporte, já que os custos individuais do fretamento são inferiores aos valores cobrados pelas viações rodoviárias, por exemplo. 

2. Segurança

Ao contratar um prestador de serviço confiável, os passageiros terão mais segurança durante o trajeto. As empresas certificadas, além de possuir veículos que são revisados periodicamente, também dispõem de motoristas profissionais e qualificados para o serviço. 

3. Privacidade

Você é quem escolhe quem estará na viagem com você. Seja numa excursão, viagem com grupo de amigos ou familiares, o veículo será para o uso exclusivo do contratante.

4. Comodidade

Ter um motorista profissional também retira dos passageiros a responsabilidade de assumir o controle da direção, possibilitando assim, que todos possam aproveitar a viagem para relaxar e descansar até a chegada ao destino. Ah! E lembrando que nesta modalidade, o tempo de trajeto acaba sendo reduzido já que não haverá paradas durante o percurso, a menos que seja da necessidade do cliente ou motorista.  

5. Sustentabilidade

Utilizando meios de transporte coletivo você também colabora com o meio ambiente pois a emissão de gases que aceleram o efeito estufa será muito menor, uma vez que um ônibus, por exemplo, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), transporta a mesma quantidade de passageiros que 25 carros. E, além disso, 25 carros a menos nas ruas colaboram também para a diminuição da poluição sonora. Faz bem para todos!

Conclusão

Viu só?! Na hora de programar a sua próxima viagem, considere explorar mais essa opção para facilitar seu deslocamento! Como vimos, as vantagens de realizar seu trajeto utilizando o fretamento particular, além de otimizar seu planejamento, ainda promove mais segurança em todas as fases da viagem. Não perca tempo! Faça já um orçamento com uma de nossas empresas parceiras! 

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x