Como fazer o planejamento de férias?

Depois de um longo período dedicado ao trabalho e à rotina, é hora de tirar o pé do acelerador, fazer as malas e viajar! Mais do que um alívio para o estresse do nosso dia-a-dia, viajar faz bem para o corpo, para mente e tem a capacidade de revigorar nossas energias para que possamos ser ainda mais criativos e determinados em nossas tarefas cotidianas. No entanto, assim como tudo na vida, na hora de planejar uma viagem nem tudo são flores e, especialmente, para os menos experientes no assunto, a tarefa pode acabar sendo mais difícil. 

Se você está procurando por dicas de como otimizar seu planejamento de viagem, saiba que chegou no lugar certo! Hoje, nós da Bus, vamos te contar alguns detalhes que você não pode deixar passar se quiser descomplicar suas férias. Quer saber como não se enrolar na hora de planejar seus dias de descanso? Fique de olho que a gente te conta! 

Leia mais: Como organizar a mala para viajar de ônibus?

1. Programe-se no trabalho 

Primeiramente, para começar o planejamento de férias é preciso estar alinhado com as suas responsabilidades no trabalho. Seja CLT ou autônomo, é importante que você tenha as datas do período de descanso programadas com antecedência para não acabar em problemas e nem prejuízos. 

Para os trabalhadores com registro em carteira é essencial que todas as informações sobre o período de férias estejam alinhadas com a empresa visando que, tanto a empresa consiga se adequar à falta de um funcionário, quanto o funcionário não se frustre ou decepcione com algum imprevisto. Para isso, pense sobre os dias que quer ficar afastado e comunique previamente à instituição. 

Já para os autônomos, devido à flexibilidade que pode existir no seu cronograma de trabalho, a tarefa acaba sendo beneficiada. No entanto, ainda assim, é importante um bom planejamento nesta etapa para evitar sustos futuros. 

2. Organize seu financeiro

Talvez, este seja um dos passos mais importantes de todo o planejamento de férias. É a partir dele que você conseguirá definir o destino, hospedagem, transporte, alimentação, lazer, etc. É primordial que, a partir do dinheiro disponível, você coordene o que será ou não feito durante as férias. Ah! Não se esqueça de levar em consideração possíveis imprevistos também, ok?! Então, é importante ter alguma reserva financeira também para este fim. 

3. Defina seu destino

Sim, essa é a melhor parte! A partir do seu orçamento, pesquise sobre cidades turísticas, verifique hotéis, meios de transporte, enfim, tudo o que será necessário desde a sua ida até a volta para casa. 

Atualmente, muitas empresas oferecem pacotes completos de viagem com hospedagem e passagens, o que facilita muito a organização e, além disso, seus preços podem acabar sendo mais vantajosos do que comprar cada item separadamente. Aliás, se você não tiver muito dinheiro para fazer o passeio, vale muito a pena ficar de olho em promoções! 

É interessante também fazer um roteiro prévio das atividades que deseja realizar durante a viagem para não precisar esquentar a cabeça com mais nada e somente relaxar. Nesta hora, vale procurar por recomendações de quem já foi para o mesmo lugar em blogs e redes sociais, por exemplo. 

Leia mais: 5 Cidades para viajar no interior de São Paulo

E depois de definir o seu destino ideal e o roteiro, é hora de embarcar para as suas merecidas férias… Mas, calma! O planejamento ainda não acabou. 

4. Esteja sempre de olho 

O penúltimo passo deste planejamento é essencial para que ele seja efetivo de fato: estar atento ao seu cronograma e orçamento para que a viagem siga sem maiores transtornos. Acompanhe seus gastos diários e procure seguir o que foi pré-estabelecido para cada dia. No entanto, esteja ciente de que alguma coisa ou outra pode sair do que foi planejado e está tudo bem, afinal, você se preparou para isso. 

5. Não se esqueça do principal!

Agora sim, por último e, inclusive, o mais importante de todos os passos: aproveite e relaxe! A organização de um planejamento prévio de férias é, sem dúvidas, para que você consiga descansar e curtir seu destino ao máximo e com suas responsabilidades em dia. Perder uns minutinhos com ele durante um final de semana, por exemplo, fará com que você ganhe muito mais tempo sem dor de cabeça durante seu passeio. Então, planeje-se e boa viagem! 

Já fez tudo isso e agora está procurando pelas passagens ideais para você? Deixe que a gente te ajude! Com as mais de 5 mil opções de destino e as mais de 300 viações parceiras, com certeza, na Bus você encontrará o que precisa de um jeito fácil e rápido. Quer saber mais? Clique aqui

 

0 0 votes
Article Rating
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Conte para gente o que você achou!x
()
x